Passeios e Atrativos
Os atrativos imperdíveis de Norte a Sul do Parque Nacional
Escolha os passeios e monte o seu roteiro personalizado!
Gruta Da Lapa Doce - Pratinha - Gruta Azul e Morro do Pai Inácio
Este é um dos roteiros mais visitados da Chapada Diamantina, pois permite conhecer quatro atrativos em um único dia. O passeio inicia visitando a Gruta da Lapa Doce, onde é possível apreciar as belas formações de estalactites e estalagmites. Logo após segue-se até Gruta Azul e um delicioso banho nas águas azuis e cristalinas da Pratinha. Para finalizar, visita ao Morro do Pai Inácio, principal cartão postal da região, além do pôr do sol mais famoso da Chapada.
Cachoeira da Fumaça - Cachoeira do Riachinho
Localizada no Vale do Capão, a Cachoeira da Fumaça é considerada a segunda cachoeira mais alta do Brasil! Durante a caminhada é possível apreciar a vista para o Vale e para o imponente Morrão. Lá em cima, o mirante da queda, com seus 380m de altura é cercado por enormes paredões rochosos. O visual é de tirar o fôlego! O dia é encerrado com parada para um relaxante banho na Cachoeira do Riachinho.
Poço Encantado - Poço Azul
Estes dois poços de águas super transparentes e coloração azul turquesa impressionam pela beleza singular! No Poço Azul é possível se banhar e fazer a flutuação para sentir a profundidade entre a superfície e seu fundo, que chega a mais de 20 metros em alguns pontos. O Poço Encantado possui uma água tão cristalina que é possível ver o fundo rochoso que chega a ter 60 metros de profundidade em alguns pontos.
Cachoeira do Mosquito - Poço do Diabo
A Cachoeira do Mosquito é um dos mais belos atrativos do município de Lençóis. O local possui um mirante de onde é possível apreciar a linda vista da cachoeira. De lá, segue-se por uma caminhada leve até a refrescante queda d'água com cerca de 50 metros de altura. Em seguida, visita-se o balneário do Rio Mucugezinho de onde segue a trilha até encontrar o Poço do Diabo formado pela refrescante cachoeira e ótimo poço para banho.
Cachoeira do Buracão
Localizada no município de Ibicoara - extremo sul do Parque, a Cachoeira do Buracão, com seus 85 metros de altura é um dos locais mais belos da região. No caminho passa pelas belas Cachoeiras do Recanto Verde e das Orquídeas. Para chegar até o Buracão, atravessa um impressionante e sinuoso cânion de quase 100 metros, mais um espetáculo que a natureza oferece.
Mini Pantanal do Marimbus - Caldeirões do Rio Roncador
O roteiro inicia-se na vila quilombola do Remanso, de lá o percurso é feito em barcos a remo pelo Marimbus, conhecido como o mini pantanal nordestino. Suas águas tranquilas são repletas de plantas aquáticas e peixes. No local também é possível observar diversas espécies de aves e borboletas. Após uma leve caminhada chega-se ao Rio Roncador, com excelentes poços para banhos e pequenas quedas d’água.
Parque Municipal da Muritiba
(Serrano - Salão de Areias Coloridas - Cachoeirinha - Poço Halley - Primavera - Mirante)
O Parque Municipal da Muritiba é um dos locais mais visitados de Lençóis. O passeio começa nos famosos caldeirões do Serrano. Local com uma bela vista da cidade e ótimos poços para banho. Visita-se o Salão de Areias Coloridas, a Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera - uma queda d’água refrescante e energizante. No mirante é possível apreciar a bela vista da cidade.
Cachoeira da Fumacinha (por cima e/ou por baixo)
Por cima, boa parte da caminhada é pelo gerais do Mochombongo, repleto de orquídeas e outras plantas silvestres. O local tem uma vista espetacular do cânion que dá acesso a Fumacinha por baixo e das quedas d'água que formam a cachoeira. A trilha por baixo é percorrida em meio a um cânion com paredões que chegam a quase 200 metros de altura. A maior parte da caminhada é feita pelo leito do rio e no caminho encontra-se diversos poços para banho.
Cachoeira do Sossego
A Cachoeira do Sossego é considerada uma das principais atrações de Lençóis. A trilha é feita boa parte pelo leito de rio, com trechos de subidas e muitas paradas para banho. Lá é possível se refrescar na cachoeira que tem cerca de 20 metros de queda d'água um grande poço profundo. Na volta visita às piscinas naturais do Ribeirão de Cima e logo então a famosa escorregadeira natural do Ribeirão do Meio para tomar mais um banho refrescante.
Águas Claras
O passeio começa em frente ao Morro do Pai Inácio e a caminhada contempla um visual incrível! No local é possível de desfrutar das piscinas naturais de águas cristalinas rodeadas por um belo jardim silvestre e com vista do Morrão, um dos mais bonitos e imponentes da Chapada.
Mirante da Rampa do Vale do Pati
A trilha se inicia pela subida do Beco do Guiné até alcançar o Gerais do Rio Preto, local de beleza cênica. No caminho parada para um refrescante banho no Rio Preto, em seu poço de águas calmas e escuras. A trilha segue até o Mirante da Rampa onde é possível contemplar umas das mais incríveis vistas de toda a Chapada Diamantina: o belo ambiente do Vale do Pati - considerado o trekking mais bonito do Brasil e um dos mais lindos do mundo.
Rapel na Gruta do Lapão
A Gruta do Lapão possui um portal incrível, com 50 metros de altura. O rapel acontece no topo da da caverna, de onde se tem um visual maravilhoso, e desce até a base dela. A atividade pode ser feita por qualquer pessoa, de crianças a idosos, dos experientes aos iniciantes.
Nossos guias são especializados em atividades verticais e utilizam equipamentos de segurança certificados.
Escalada no Parque Municipal da Muritiba
A Chapada Diamantina é um dos melhores lugares para praticar escalada no Brasil. Levamos você para escalar no Parque da Muritiba, onde se encontram vias de diversos graus. Este setor é considerado um campo-escola, tanto para iniciantes, quanto para profissionais. Além da escalada, o passeio inclui banho de rio e contemplação de paisagens belíssimas. Nossos guias são especializados em atividades verticais e utilizam equipamentos de segurança certificados.
Cachoeira do Herculano
A Cachoeira do Herculano é considerada umas das novas atrações da Chapada Diamantina, porém ainda pouco explorada pelo turismo. A maior parte da caminhada (aproximadamente 2 horas) é pulando pedras em leito de rio, onde é possível se banhar em vários poços refrescantes. Chegando lá a recompensa é garantida com o visual das três quedas d'água com mais de 100 metros de altura que despencam de um cânion belíssimo.
Cachoeira do Samuel
Com 100 metros de altura, a Cachoeira do Samuel é considerada uma das mais altas da Chapada Diamantina e consequentemente uma das mais belas. Assim como a Cachoeira do Herculano, também é ainda pouco explorada pelo turismo. Para chegar lá, a caminhada de aproximadamente duas horas, levará até a parte de baixo da queda d'água onde é possível tomar um refrescante banho.